Meu filho usa fralda de pano, por que o espanto? (Parte II)

Meu filho usa fralda de pano, por que o espanto? (Parte II)

Passado o relato inicial de como entrei neste mundo “retrô”, porém remodelado, chegou a hora de explicarmos os pormenores. Gostaria de agradecer os compartilhamentos, dúvidas, críticas e elogios do primeiro post. Sinto que o objetivo foi alcançado: fazer um número maior de mamães pensarem a respeito deste tema. Se vão seguir a diante ou não, aí vai depender da realidade de cada uma e por isso esta continuação. Tentarei aproximar um pouco mais este mundo de vocês.

A primeira coisa que você deve saber é que a fralda de pano é composta basicamente da fralda em si (parte externa) e do absorvente. Ambos são feitos com os mais variados tecidos. Cada um é mais adequado para uma situação ou clima. Por isso é importante estar ciente de que entrar neste mundo nos demanda um pouco de estudo e pesquisa, principalmente se você, como eu, não entende nadinha de tipos de tecidos!

Comecemos pelos principais tecidos com os quais as fraldas são confeccionadas:

Fralda de pano
  • Soft ou Microsoft: Trata-se de um tecido 100% sintético. A maioria das fraldas opta por este tecido, pois ele deixa o xixi passar, mas não fica molhado, dando a sensação para o bebê de estar sempre seco. O cocô também sai mais fácil do soft do que dos tecidos de algodão.
  • Algodão: Fibra natural que é muito utilizada nas fraldas nacionais, tendo uma gama enorme de estampas. Pode ser encontrado em 100% algodão ou combinado com outros materiais. Costuma aguentar cerca de 2 a 3 horas, sem vazamentos.
  • Dry fit: Tecido 100% sintético, de secagem rápida e que permite a pele respirar. Muito utilizado nas fraldas que também podem ser usadas na piscina/praia.
  • Impermeável: É o tecido colocado no meio da fralda para impedir o vazamento do xixi. Nas fraldas importadas é o PUL (Poliuretano Laminado), que é um “plástico” fininho grudado em um tecido. Porém, esse tecido não é vendido no Brasil, por isso, as marcas nacionais tendem a usar diferentes tipos de plásticos, desde os anti-alérgicos até o nylon para cumprir esta função.
Os absorventes também são confeccionados nos mais variados tecidos. Cada um deles terá um grau maior ou menor de absorção.
  • Microfibra: É o mais vendido e também um dos mais absorventes. Porém, é um tecido sintético e por isso não pode ficar em contato diretamente com a pele do bebê. Ele absorve tanto, que em contato com a pele do bebê, tira toda a umidade natural da pele, ressecando e podendo causar assaduras.
  • Flanela: A flanela é um tecido 100% algodão e também absorvem uma boa quantidade de xixi, porém, diferente do soft, deixa o bebê com sensação de molhado.
  • Bambu e Cânhamo: São fibras naturais e que absorvem mais que o algodão (flanela, atoalhado), e podem deixar o bebê com a sensação de estar sempre sequinho. É um absorvente importado.
  • Melton: É um material atoalhado, composto por 80% algodão e 20% poliester. É comparado ao plush, porém é mais grosso! Não fica tão úmido e ensopado de xixi, deixando a pele da criança fresquinha e protegida.

É legal saber que muitos outros tecidos podem ser usados para absorver o xixi, desde a velha e boa fraldinha branca (aquela mesmo do tempo da vovó), assim como uma camiseta antiga ou aquela toalhinha do lavabo antiga. Tudo pode ser reciclado neste mundo!

Será a combinação certa da fralda com o absorvente que fará toda a diferença para que seu bebê esteja livre de vazamentos! Mas isso só o tempo e o dia-a-dia irá lhe ensinar, até porque não existe receita certa para isso, cada criança e mamãe pode se adaptar melhor com uma combinação específica.

Outro ponto importante é compreender que existem vários modelos de fraldas de pano e que alguns são mais utilizados ou mais fáceis de serem encontrados. Como a ideia aqui é dar uma noção sobre o tema, vou me concentrar nesses:

 

Chiquita Bakana
Chiquita Bakana

 

Capa: É o modelo que nos permite usar a mesma fralda mais vezes caso não esteja suja da utilização anterior. Na parte interna, ela é em pul, naylon ou soft e você pode usá-la por cima de uma fralda que não possua impermeável (como as cremers) ou com um absorvente retangular. Sujando só o absorvente, você só troca esta parte interna e reaproveita a capa.
Pocket: É o modelo mais comum de ser encontrado, até porque ela também pode ser usada como capa. Ela vem com um bolso entre o pano interno e o impermeável. É neste bolso que a mamãe coloca o absorvente. Na foto, o pano utilizado é o soft, mas também pode ser o algodão e o dry fit.

Chiquita Bakana
Chiquita Bakana
Diaper Jungle
Diaper Jungle

 

Prefold (predobrada): É uma fralda pré-dobrada (quadrado ou retangular), possui uma faixa mais grossa na parte do meio e pode ser utilizada das mais variadas formas. Se dobrada em três partes forma uma faixa dentro de uma capa ou vira recheio nas fraldas pocket. Mas também pode ser dobrada como antigamente e utilizada com um recheio interno. Precisa ser preso com alfinete, fita crepe ou snappi (aquele acessório que mencionei no primeiro texto como sendo mais adequado para usar com crianças, falarei mais em outro post).
Contour: Fralda sem impermeável, que pode ser usada com uma capa ou sozinha quando o objetivo é deixar o bebê mais fresquinho. Muito parecida com os prefolds, com a diferença que já vem em forma de fralda, não precisamos fazer nenhuma dobradura.  Geralmente não possui fechamento de velcro ou botão, e para não vazar é necessário uma capa. Também tem que ser presas com alfinete, fita crepe ou snappi.

Chiquita Bakana
Chiquita Bakana
 fitted (sem impermeável) Fitted: Muito semelhante a uma fralda descartável, porém não possui camada impermeável. Diferente do contour, possui elástico nas pernas e botão ou velcro para fechar na cintura. Por ser feita só de tecido absorvente, é ótima para uso noturno para bebês que fazem muito xixi, podendo ser usada com uma capa por fora. Para bebês RN que fazem cocô mais molinho, também é recomendado e muitas vezes dispensa a capa, já que eles fazem pouco xixi.

Ufa, quanta informação, né? Sim, é realmente necessária muita força de vontade para entender e assimilar esta quantidade de informações. Eu li e reli muitas vezes vários sites e continuo diariamente procurando novas informações. Uma dica é entrar em comunidades de redes sociais relacionadas a fraldas modernas, onde é possível tirar dúvidas, conhecer as fabricantes nacionais, vender e comprar fraldas/absorventes usados; dentre outros. O principal grupo do Facebook, por exemplo, é Fraldas de Pano Modernas!. Pra conhecer melhor, sem gastar tanto logo no começo, uma boa dica é comprar uns itens usados mesmo. Sem nojo, mamães!

Para dar um tempo para vocês respirarem, eu volto em outro momento para falar do dia-a-dia com as fraldas. Como conservar, armazenar e lavar as fraldinhas. Sei que para muitas, esta é a parte que interessa!

Até lá e, por favor, continuem participando do tema.

Bianca

Psicóloga, especializada em coaching e mãe do Davi que nasceu em outubro de 2012.

Sem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!
Deixe um comentário

Deixe um comentário