Você sabe como pode evitar o refluxo do bebê?

Você sabe como pode evitar o refluxo do bebê?

Recebemos a seguinte pergunta por meio de nossa página no Facebook:

mamãe na rede pergunta

Os recém nascidos e bebês até 5 ou 6 meses costumam golfar. Muitas mães ficam preocupadas que isso seja sinal de refluxo e acham que precisam dar medicamentos para a criança.

Mas o que é refluxo?

Todo alimento recebido pela boca passa pela faringe e esôfago (um tubo que liga a garganta ao estômago) e cai no estômago do bebê. Entre o esôfago e o estômago existe uma válvula chamada cárdia, que se abre para dar passagem ao alimento e se fecha logo depois, para impedir que o alimento e o suco gástrico voltem para o esôfago.

Na criança pequena, o cárdia ainda não está bem desenvolvido. Além disso, o bebê engole ar quando mama e deita logo após mamar. Como a pressão no estômago é maior do que no esôfago, o alimento pode retornar e ser eliminado através de golfadas.

É importante ressaltar que esse refluxo, chamado de gastroesofágico é, na grande maioria das vezes, fisiológico no bebê, ou seja, não é causado por nenhuma doença e só exige pequenos cuidados:

–    ao amamentar, não deixe a criança totalmente deitada. Mantenha sua cabecinha em nível um pouquinho acima do restante do corpo;

–    coloque o bebê para arrotar após a amamentação por cerca de 20 minutos;

–    deixe um livro embaixo do colchão do berço, de forma que a cabecinha da criança fique mais elevada do que os pés;

–    se precisar usar mamadeira, nunca ultrapasse a capacidade do estômago do bebê (mais leite do que o necessário).

Com o crescimento e desenvolvimento infantil, o cárdia se torna mais forte, a criança passa a ficar sentadinha e em pé e a se movimentar mais. O refluxo, então, desaparece.

Em poucas crianças, o refluxo gastroesofágico pode trazer alguns sintomas respiratórios, como pneumonias de repetição ou choro constante, e precisa ser tratado. Nesses casos, é necessário procurar o pediatra para orientação.

Para a mamãe do bebê de dois meses cujas golfadas pioraram com o Nan, é importante verificar a quantidade de leite que está sendo oferecida ao bebê e as dicas descritas acima. Atualmente, existem os leites AR (anti-refluxo), mas as mudanças de alimentação nessa idade devem ser sempre orientadas por um pediatra.

Dra. Alba Fleury

Pediatra

Sem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!
Deixe um comentário

Deixe um comentário