Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?

Você sabe a diferença entre gripe e resfriado?

Estamos aí em plena campanha nacional de vacinação contra a gripe!

Nesse ano, o objetivo é vacinar 49,6 milhões de pessoas (60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, crianças de 6 meses a 5 anos, povos indígenas, gestantes, puérperas – até 45 dias após o parto,  população privada de liberdade; funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% de cada público-alvo, com exceção de doentes crônicos. A dose da vacina protege contra três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B.

Já levaram os filhos para vacinar? E as gravidinhas?

Eu ouvi muitas mamães dizendo que não iam levar os filhos para vacinar, por conta das gripes que podem ocorrer ou reações da vacina. Como estou gestante e tenho um filho de 1 ano e 3 meses, resolvi encarar e arriscar. Até porque os sintomas do vírus da gripe são comuns a outros tipos de vírus, o que pode nos confundir e acabamos chamando tudo de gripe.

Tanto meu médico quanto a pediatra do meu bebê recomendaram a vacinação. Afinal, se não fosse para o bem, não haveria campanha, não é mesmo? Melhor proteger do que reclamar depois. Não podemos brincar com isso! A vacina pode reduzir em até 45% o número de internações por pneumonia e cerca de 75% dos óbitos relacionados aos casos de gripe.

Meu bebê não teve reações muito fortes, mas eu estou ainda com uma dorzinha chata no braço. Vai passar e estaremos protegidos!

Caso apareçam sintomas nos próximos meses, você sabe identificar a diferença entre a gripe e o resfriado? Veja essa infográfico feito pelo Ministério da Saúde:

 

Refriado e gripe

Andrea Lopes

Jornalista, especializada em comunicação digital. Mãe do Miguel, nascido em janeiro de 2013 e do Rafael, nascido em outubro de 2014. Apaixonada pelo mundo materno-infantil.

Sem comentários ainda. Seja o primeiro a comentar!
Deixe um comentário

Deixe um comentário