Meu filho foi mordido! O que posso fazer?

Bianca

Psicóloga, especializada em coaching e mãe do Davi que nasceu em outubro de 2012.

63

Deixe um comentário
  1. Nathalia

    17 de setembro de 2013 at 13:40

    Amei esse post da mordida!
    Eu como pedagoga na creche sou vítima do descontentamento de muitos pais q não entendem a fase da oralidade…

    • Bianca Amorim

      17 de setembro de 2013 at 14:24

      Eu imagino Nathalia!!! Os pais precisam entender que procurar culpado não resolve a situação, o ideal é entender o porque e a educadora tem que ser aliada dos pais!!! Indique este texto para os próximos pais aflitos!!! Beijos e obrigada pelo comentário!

  2. Jane Oliveira Primo

    17 de setembro de 2013 at 16:10

    Nossa…já vi essa situação pelos dois lados!
    Mas e quando a criança não vai a escolinha ainda e morde os irmãos, as visitas..E tem idade limite pra esse comportamento Bianca?

    • Bianca Amorim

      17 de setembro de 2013 at 22:43

      Jane, também quando a criança morde o irmão ou alguém em casa os cuidados devem ser os mesmos: na mesma hora intervir, entender o porquê da mordida e explicar que aquilo machuca, que não precisa agir daquela forma. A preocupação é sempre em ajudar a criança a verbalizar o que queria dizer com esta mordida! Quanto a idade limite, normalmente as mordidas tendem a desaparecer por volta dos 2 anos e meio que é quando a fase oral acaba. Mas pode ser que crianças maiores, em situações de estresse (por exemplo, pela chegada de um irmão) voltem a ter este comportamento. Novamente precisa entender o que está acontecendo com a criança e ajudá-la a colocar para fora o que está a incomodando.

  3. Aline Pamplona

    18 de setembro de 2013 at 0:42

    Olá Bianca! Ótimo post. Estou passando isso com a Luiza de 10 meses. Depois q nasceu o dentinho inferior, ela começou a morder, e na maioria das vezes o irmão. As mordidas ocorrem em um momento de excitação, logo após ela dar um beijo nele. Não sei a forma que procedo. Só falo “não pode”, mas tenho medo q ela entenda q esse comando seja destinado para o beijo. O irmão ficou com a bochecha roxa, coitado.

    • Bianca Amorim

      18 de setembro de 2013 at 9:03

      Oi Aline!! Bom a primeira parte você já fez, percebeu o motivo que a leva morder o irmão. Acredito que um bom caminho é pedir ajuda ao irmão (que é alguns anos mais velho que ela), quando ele perceber que ela está se empolgando demais direcionar essa energia para uma outra atividade. Dar o mordedor ou um biscoito nesta hora, pode ajudar. E também conversar com ele e com os demais membros da família para diminuir as brincadeiras com a boca, pois até mesmo o beijinho pode estar confundindo a cabecinha dela e ela acaba mordendo! Quanto ao não pode, o ideal é sempre falar imediatamente, ainda na primeira conduta, que é a mordida. Mas se não conseguir, converse com ela, explique o que não pode, cada vez mais as pesquisas mostram que os bebês entendem mais do que imaginamos. Não custa nada tentar!!! Beijos e obrigada pelo comentário!

  4. Maria Thereza Mazzilli

    18 de setembro de 2013 at 13:59

    Olá.. Também gostei muito do artigo. Entendo que entre o revide e a defesa existe um limiar muito fino que os separa. Como explicar a diferença para o meu filho?

    • Bianca Amorim

      18 de setembro de 2013 at 15:00

      Maria Thereza, vc tem razão há um limiar muito fino entre não revidar uma agressão e ser uma criança apática, que deixa todos fazerem o que quiser com ela. Dependendo da faixa etária não tem como explicar muito, eles não compreenderão, só as atitudes dos adultos farão com que eles entendam qual o melhor caminho. Isso significa que no dia-a-dia a família tem que dar o exemplo do que fazer quando algo nos desagrada: dialogar, ao invés de agredir. Mas uma instrução simples que sempre podemos passar para nossos filhos é pedir para que eles chamem o adulto mais próximo sempre que o coleguinha ou o irmão agredi-lo de alguma forma! Beijos o obrigada pelo comentário!

  5. Joice Quadros

    18 de setembro de 2013 at 14:49

    Muito interessante esta sua colocação de que tem mais por trás de uma mordida do que aparentemente uma falta de atenção dos cuidadores. Minhas duas filhas já foram mordidas e a mais velha era tão corriqueiro isto que ela chegou quase engolir uma moeda tentando afiar os dentes para morder a menina que sempre a atacava. Depois fiquei sabendo que a menininha estava no meio de uma separação dificil dos pais, lendo vc agora entendo o quão dificil estava para ela a ponto de ter de estravazar na escola.

    • Bianca Amorim

      18 de setembro de 2013 at 15:02

      Obrigada por compartilhar sua experiência conosco, Joice!

  6. maria thereza mazzilli

    19 de setembro de 2013 at 17:57

    Obrigada pela resposta Bianca…

  7. Erúzia Faluba

    10 de outubro de 2013 at 8:57

    Bom dia, Bianca! Tenho um bebê de 10 meses que fica em uma creche durante meio período. E infelizmente, uma semana antes de vocês postarem este artigo, ele foi mordido nas costas por um coleguinha… A psicóloga da creche ficou me esperando chegar para buscar meu filho, para me explicar a situação acontecida. Como mães, ficamos arrasadas!!! Dói neles, morri de dó de pensar, mas acho que dói mais ainda em nós, mamães… É uma sensação horrível!!! Sei que faz parte do desenvolvimento das crianças nessa faixa etária, como você mesma disse; porém fico chateada com pais que insistem em estimular seus filhos a fazerem isso… Seja por brincadeiras de mordidinhas ou até mesmo por acharem que desde sempre e para sempre seus filhos devem revidar a qualquer tipo de “agressão” sofrida. Sou professora da educação infantil, trabalho com a faixa etária entre 2 e 3 aninhos, e como mãe e professora, sei o quanto é difícil comunicar a mordida aos pais da criança que foi mordida, e ao mesmo tempo, como você brilhantemente descreveu, ninguém gosta de ter seu filho como o “vilão” da história… Esse é um assunto realmente recorrente e sempre polêmico!

    • Bianca Amorim

      18 de outubro de 2013 at 15:16

      Olá Erúzia! Adorei sua contribuição ao texto! É bem como você disse: não é fácil para nós pais chegar na escola e vê o filho mordido. Mas é uma situação que já devemos ficar preparados. É através da propagação deste tipo de texto que podemos conscientizar novos pais a não estimulares revides das crianças! Então vamos repassar a informação, infelizmente é a única coisa que podemos fazer!

      Grata pelo comentário!
      Abraços!

  8. Quelen

    24 de setembro de 2014 at 15:01

    Olá Bianca, boa tarde. Assustada com o que vem acontecendo na Creche onde minha filha passa o dia, resolvi entrar na internet pesquisar sobre “mordidas” e encontrei você. Na sala onde minha filha fica tem um menino que morde as crianças todos os dias e isso já acontece a dois meses, desde o dia em que ele entrou na sala da minha filha. Graças a Deus minha filha ainda não foi mordida por ele mas sempre que vou buscá-la no final do dia vejo um coleguinha dela mordido por este menino. A mãe dele já foi informada pela Direção e nada foi feito. A Creche até colocou uma tia em função dele mas não resolveu. A mão do menino diz que é responsabilidade da Creche e que ela não pode fazer nada. “Se virem”. Os pais já pediram a direção que expulsassem o menino da Creche. Já mudaram ele de sala e ficou pior, voltaram ele pra sala da minha filha. Quais procedimentos poderiam ser tomados nesse caso?

    • Bianca Amorim

      8 de outubro de 2014 at 9:13

      Bom Dia Quelen! Me desculpa a demora na resposta.
      Fico bem triste quando leio este tipo de relato, pois percebe-se que tanto escola, quanto pais não estão dando a devida atenção a esta criança. Mordidas constante com certeza é a forma de expressão de que esta criança enfrenta algum dilema e não sabe pedir auxílio de outra forma. Infelizmente você, como mãe de uma colega, pouco pode fazer. Mas seria interessante que procurasse a direção se mostrando preocupada não só com sua filha mas também com esta criança e pedisse da escola uma atuação mais ativa, envolvendo os pais e também uma psicóloga com a finalidade de escutar o que esta criança quer verbalizar.
      Espero ter ajudado!
      Abraço

  9. Francis

    24 de outubro de 2014 at 23:59

    Como mãe de uma criança mordida, posso dizer que independente dessa fase da oralidade, os educadores devem estar muito atentos a essa idade tão delicada e não permitir que isso aconteça. Dói muito uma mãe deixar seu filho na escola e ao buscá-lo encontrá-lo mordido. Ao receber um aluno nessa faixa etária, que não tem o discernimento do que pode ou não pode pegar, ser punido com uma mordida, eh, no mínimo passível de investigação, pois não eh sadio reagir há uma contrariedade usando os dentes, estamos no século XXI!!! E gostaria de lembrar, a educação deve ser dada em casa, mas a parceria e a linguagem da escola não pode frustar a construção da base de qualquer criança!

  10. Ana Sofia

    23 de novembro de 2014 at 1:52

    Meu filho foi mordido na escola, porém entendo que isso poderá acontecer . O que não pode jamais acontecer é a escola “esquecer” de informar aos pais da criança que foi mordida sobre o ocorrido, que foi o meu caso. Por esse motivo tirei meu filho da escola, não pela mordida e sim pela falta de comunicação com a família.

  11. Neusa fonseca

    4 de dezembro de 2014 at 21:59

    Ouvindo tantos relatos fico muito triste em saber que tantas crianças tendem a sofrer nas creches e nada pelo jeito é feito, não se trabalha com as crianças por ser uma fase oral muitas tendem a passar pela dor de uma mordida, acho que as educadoras deveriam dar mais atençâo a essa fase redobrar seus cuidados e não deixar que este tipo de agressividade fique acontecendo nas creches , deixando tantas famílias chateadas com essas atitudes e nada é feito.

    • Andrea Lopes

      8 de dezembro de 2014 at 11:09

      Olá, Neusa. Obrigada pelo comentário. Realmente, devemos estar atentas com as atitudes das creches e educadoras diante desses comportamentos. Mas, não podemos esquecer da fase que a criança passa também, como bem escreveu a psicóloga Bianca. Toda atenção ainda é pouca!

  12. Williany Silva

    23 de dezembro de 2014 at 13:17

    Certo,e quando a criança é mordida pelo coleguinha diversas vezes?

    • Bianca Amorim

      24 de fevereiro de 2015 at 12:45

      Williany quando ocorre com frequência a escola ou adultos envolvidos (pais e responsáveis) devem dialogar e tentar entender o que a criança que morde está tentando falar com esta atitude. Se for necessário buscar um suporte psicológico.

  13. Ariane Costa

    6 de janeiro de 2015 at 17:40

    Quais as providencias ser tomadas quando uma criança e mordida ou quando se machucam …

    • Bianca Amorim

      24 de fevereiro de 2015 at 14:26

      Ariane primeiramente é preciso entender que isso é normal, faz parte da infância os machucados. Se for algo que está ocorrendo com frequencia é preciso ir conversar com a direção da escola para entender o que ocorre!

  14. Fabrício

    24 de fevereiro de 2015 at 0:06

    infelizmente ensinei minha filha a revidar no primeiro caso de mordida, pois doeu ver o bracinho dela com aquela marca horrível. Mas lendo essa e varias outras matérias, irei agir de modo diferente.

    • Bianca

      24 de fevereiro de 2015 at 14:34

      Olá Fabrício que bom que você refletiu e viu outras alternativas de lidar com o problema! Parabéns! A maternidade/paternidade é feita de aprendizados constantes, continue assim! Abraço!

  15. david

    3 de março de 2015 at 17:30

    sempre tive a certeza de que um dia meu filho chegaria mordido em casa porem sempre achei que seria( normal ) que isso acontecesse um dia e sempre conversei com minha esposa sobre isso, pois é esse dia infelizmente chegou, me ligaram da escolinha e me pediram pra ir ate la meu coração na hora apertou né , quando cheguei até a escola me falaram o ocorrido me explicaram que não aconteceria mais enfim toda aquela conversa foi quando disse pra diretora sei que isso é normal e sei também que um dia isso aconteceria enfim, foram buscar meu filho e ele não estava apenas com uma mordida e sim 7 mordidas 1 no nariz 1 na testa 1 na bochecha 1 no queijo e 3 nas costas sem contar as que foram de raspão que não deixaram hematomas grandes ai eu pergunto , isso é normal ? é claro que não … 1 mordida você ainda entende fica chateado mas entende agora 7 eu acho que é muita falta de atenção /////////////

    • Bianca Amorim

      4 de março de 2015 at 15:33

      Olá David! Tem razão, 7 mordidas já é demais para a compreensão de qualquer pai. Por isso disse, que antes de pensarmos na responsabilidade da escola, devemos avaliar os demais tópicos! Mas é claro, que há situações em que a escola pode ter sido responsável pela situação. Espero que seu filho se recupere bem e vocês pais também!

  16. Priscila Martins

    9 de março de 2015 at 19:10

    Olá boa tarde… Parabéns pelo texto, gostaria de dizer que fiquei mais aliviada porém ainda chateada com os acontecimentos, em menos de uma semana que minha filha foi mordida, hoje ela foi arranhada no rosto, a escola não me informou! Da primeira vez que fui procurar saber, me disseram que foi um desentendimento e que tbm iriam conversar com os pais da criança que mordeu… estou começando a ficar preocupada em deixa la na escola pra ficar sendo judiada, e sinceramente em dúvida se realmente tiveram essa conversa, pois mesmo com a minha filha marcada não me comunicaram! A escola é particular e eu gostaria de saber qual a providência que posso tomar se as constantes conversas não funcionar! vou estar investindo um dinheiro na minha filha que será jogado água a baixo? Converso muito e ensino o certo e errado para ela, mais dessa forma ela não estará aprendendo o errado na escola?

  17. Natalia Barbosa

    10 de abril de 2015 at 19:31

    Olá, boa noite, sei que mordidas entre os pequenos são normais, porém meu filho tem 1 ano e 10 meses e tem sido vitima de mordidas constantes na creche, ele foi mordido hoje pela quinta vez (5 mordidas em 2 meses) e esta sangrando muito, foi realmente tirado um pedaço do braço dele, e ele já fala bem! Disse para mim que foi o coleguinha e disse o nome da criança, estou muito chateada pois já conversei com as professoras e com a diretora por 2 vezes, mas não esta adiantando estou pensando em fazer um B.O. de lesão corporal, pois acho que os cuidados estão sendo negligenciados, a mesma criança pela quinta vez?

  18. Emilene Castro

    16 de abril de 2015 at 21:18

    Meu filho de dois anos está sendo vítima de mordidas também. Há mais de um mês, chega em casa de 2 a 3 vezes por semana mordido, e por mais absurdo que possa parecer, nunca ninguém viu ele levar as mordidas!!!! Ele volta marcado, chegou a dar caroço na perna de tão forte que foi a lesão… Estou muito, mas muito triste… Neste caso não vejo fase oral, briga com amiguinho, dente nascendo, vejo negligência dos profissionais. Nem pajem, nem professora, nem coordenadora, nem brinquedista, nunca, ninguém viu o garoto tomar as mordidas, e ele constantemente vindo machucado… estou acabada! :/

  19. Bianca Amorim

    16 de abril de 2015 at 22:46

    Mães e Pais, o texto não inclui casos de negligência e falta de cuidado da escola. Conversem na escola, estejam mais presente no dia-a-dia dela para presenciar como é a relação entre as crianças e também entre as cuidadoras com elas. Observando negligência não tenham dúvidas de tirarem seus filhos deste local. Com este texto não tive o objetivo de colocar que tudo é aceitável. Mas sim que mordidas acontecerão nesta faixa etária, e casos eventuais precisam ser aceitos sem colocar tanto peso na situação. Até mais…

  20. mara

    28 de abril de 2015 at 19:45

    Hoje meu filho de 3 anos chegou da escolinha mordido e alguns arranhões e fiquei muito chateada pois não fui informada sobre nada do que aconteceu, ja que eu mesmo vou busca-lo, deveriam ter me avisado, pois ele é autista, mesmo que não fosse e não sabe dizer nada do que ocorreu, pode até ser “normal” uma “fase” mas acho que deveriam ter me chamado pra conversar e não simplesmente entrega-lo assim sem me falar nada, eu só notei em casa na hora do banho, mas com certeza vou falar com a professora dele

  21. Andreia

    11 de maio de 2015 at 13:25

    meu Filho foi mordido duas vezes, uma nas costa e outra no braços, e ainda nao foi da turma dele meu filho tem 2 anos …. e a outra criança tem 1 ano ….. como pode isso …

  22. raquel

    2 de junho de 2015 at 10:20

    Bom dia minha filha tem dois anos em menos de uma semana foi mordida duas vezes a primeira diz a professora que as crianças estavam indo pra fila pra ir embora uma criança estava um pouco agressiva foi e mordeu ela no rosto ou seja sem motivo a segunda vez diz a professora que a minha filha estava brincando com a peça de monta a outra criança queria toma a peça dela ela nao quis dar entao a criança mordeu ela no ombro procurei a direção e eles me falaram que nao podem fazer nada pois e a idade so que a minha filha não quer mais ir pra escolinha esta com medo de se mordida de novo bom eu não acho normal uma criança ser tão agressiva assim por tudo entao quer dizer que tenho que aceitar a minha filha chegar em casa com ematomas e a escola nao dar uma advertência nos pais da criança quero recorre isso mas nao sei como minha filha nao pode fica sendo agredida direto e ninguém fazer so falam que e normal obs e a mesma criança o agressor das mordidas

  23. Cleu

    14 de agosto de 2015 at 9:29

    Olá, sou pai de um menino de um ano e meio, nas ultimas duas semanas meu filho tem sofrido com essas mordidas, já levou mordidas nas costas, nos braços, no pescoço e por ai vai. Fico com o sangue fervendo quando vou busca-lo e a professora dele diz ´´hoje ele levou uma mordidinha´´ como se fosse normal. Já conversamos com a diretora, a reação é que é normal. Como assim, não consigo engolir isso, em todas as vezes que isso aconteceu, es professoras dizem que meu filho nunca reagiu e nunca nem bateu em outra criança.
    Não sei ainda como li dar com isso, mas nunca irei incentiva-lo a devolver uma agressão.
    Abraços

  24. Andrea Martins

    19 de agosto de 2015 at 21:31

    Olá, queria uma opinião. Minha filha tem 3 anos e 4 meses e está estudando com criancas nessa faixa etária. Ela entrou na escola em fev 2015 e já foi mordida 4 vezes. Por 2 vezes pela mesma criança, que tem 3 anos e 7 meses. Entendo que já passaram dessa fase da oralidade, mas essa colega insiste em morder, e vários amigos. E o que mais me chocou da última vez, semana passada, foi que mordeu minha filha sem motivo algum. Estavam descendo uma escada para a aula de ballet e simplesmente a colega veio por trás, sem nenhum motivo, e a mordeu no ombro. O que pode estar acontecendo com essa criança? Qual deveria ser a conduta de todos, já que as intervenções não estão surtindo qualquer efeito? Obg

  25. Maria Sophia

    10 de outubro de 2015 at 1:27

    Olá, Bianca.Amei o artigo.Trabalho numa creche e como qualquer uma, as mordidas são frequentes.Mas o que me deixou muito triste foi ouvir a diretora falar que preciso deixar a criança que morde no berço, pois só assim para evitar as mordidas.E além do mais, a criança tem apenas 1 ano e 11 meses, a diretora me falou q a fase oral já deveria ter acabado…Me dê sua opinião, o que devo fazer, em relação a diretora? sei que não é bem assim.Abraços

  26. IFH

    18 de fevereiro de 2016 at 23:00

    Olá! Reparei que a maioria dos comentário são de pais preocupados que o filho foi mordido… Mas no meu caso é a minha filha que está mordendo os coleguinhas.

    Acontece que ela já mordeu todos os coleguinhas e alguns mais de uma vez… O que podemos estar fazendo de errado? Quando em casa e ela tenta morder, converso firme com ela e se repetir, coloco de castigo por alguns segundos no carrinho… E explico de forma firme que morder é errado e machuca as pessoas… Ela chora no castigo e depois pego no colo…

    As vezes ela vai morder e a gente diz que não pode e ela na sequencia faz carinho, como tentativa de amenizar. Na escola a prof disse que muitas vezes ela ta preparada para dar o bote e quando a prof ve ela para, olha e ri como se fosse pra chamar atenção..

    A prof tb já colocou de castigo e minha filha ficou retrucando. Mas no resto é uma criança maravilhosa, sempre risonha e simpatica com todos…

    Em casa eu e minha esposa, apesar de evitarmos, ja discutimos algumas vezes na frente dela, mas nada exagerado, um tom acima de uma conversa e as vezes um pouco gesticulado… Isso poderia influenciar na mordida? Pois apesar das discussoes, nunca fomos agressivos um com o outro… ao meu ver discussões normais de casais…

    Um outro detalhe é que sovo e afofo muito a minha filha… to sempre agarrado e beijando ela… ela gosta, mas as vezes se irrita e resmunga… ai eu paro. Nao vou negar que ja dei umas mordidinhas, mas ao meu ver nada que pudesse se caracterizar como rotineiro.

    Por favor, me de uma opinião, pois não queremos estigmatizar nossa filha como mordedora, mas tambem nao queremos que ela machuque os coleguinhas…

    Demais pais que tiveram os filhos mordidos, me ajudem também.. e se fosse o filho de vocês o mordedor, com 1 aninho de idade, o que vocês fariam?

    Ah! Lembrei agora de um fato… Certa vez estava brincando com a minha filha no quarto e chamei pelo nome da minha esposa no quarto… E ela se assustou e veio correndo engatinhando para mim, como se tivesse com medo de algo… sera que se assustou com o grito? Ou talvez na escolinha na hora que ela faz arte ameaçam nos chamar para ela parar?

    Valeu a força! Abraços!

  27. edirlene favaro

    5 de abril de 2016 at 23:50

    estou com um enorme proplema minha filha tem01 ano e cinco meses e ela não morde e nen bate em ninguem mais de janeiro para ca toda semana ela vem mordida pelo menos 2x e teve uma vez q num mesmo dia ela recebeu 03 mordidas sempre tive paciencia e tento entender ja passei isso para a cordenacão da creche e ela me disse que esta conversando com os pais do mordedor pedi a ela que trocasse ela de turma ela disse que não pode fazer isso que neste caso ela não pode fazer nada alem do que ja faz q é somente uma faze que eu preciso ter paciencia …
    mais ai eu pergunto tenho e ja tive paciencia mas não aguento mais ver minha filha chegar estraçalhada da creche pelos coleguinhas por favor me de uma luz estou desesperada

  28. luciana

    18 de abril de 2016 at 21:46

    Gente, preciso desabafar, hj pela quarta vez minha filha foi mordida, fico arrasada, por deixar ela na escolinha o dia todo e no fim do dia chegar cheia de saudades querendo ve- la feliz e receber essa noticia e ver seu bracinho roxo, to mto triste, desapontada, e pior me sinto culpada, mas amanhã vou conversar com a diretora, espero que consigamos chegar a alguma solução, não pode continuar assim, help algurm me ajuda

  29. Edirlene favaro

    18 de abril de 2016 at 22:15

    Gente minha BB tem um ano e cinco meses em um só dia ela veio para casa com 3 mordidas e toda semana ela é mordida pelo menos 2 vezes ja conversei na creche e a diretora disse q não pode fazer nada a respeito a única coisa q ela me disse é q isso é uma fazê e vai passar sendo q minha BB não morde não bate e não é agressiva

  30. Fabiana

    8 de maio de 2016 at 0:09

    Nossa texto maravilhoso, sou professora no berçário e vivo com esse conflito, mas tenho uma menina que morde diariamente e que os pais alegam que a criança só faz isso na creche. E já não sei o que fazer para evitar o ocorrido,a criança tem um ano e sete meses e morde desde o primeiro dia,converso com
    a criança ,do colo,ando de mãos dadas com ela para ver se essa ansiedade passa,mas nada que faço resolve a questão.

  31. Neide Moraes

    21 de maio de 2016 at 16:11

    Boa tarde!

    Olá ,

    Na sala de minha filha, turminha entre 6 e 7 anos, tem uma coleguinha que bate e morde. Ela já bateu em 80% da sala, em alguns casos já bateu mais de 4 vezes na mesma criança. A escola reconhece e tenta tranquilizar os pais, adverte a criança agressora e sua família, mas o assunto não se resolve e já vai para dois nos que ela vem judiando dos colegas. Eu não condeno a escola, pois a lei protege tanto a criança agressora quanto a agredida. Gostaria de saber se existe alguma ação legal que eu possa tomar contra a família desta criança.

    Grata,

    Neide.

  32. Patricia

    1 de junho de 2016 at 11:52

    Meu filho está sendo mordido constantemente pela mesma criança. Ele tem um ano e a mordedora 2 anos, eles deveriam estar na mesma sala de creche tendo a diferença de idade de 1 ano? Ele não se defende e ela se aproveita, já ficou com o braço todo furado, e os dedos roxos, tenho medo dela arrancar um pedaço dele, orelha ou ponta do dedo. O que devo fazer?

  33. Gomes

    2 de junho de 2016 at 22:10

    A culpa é sempre da escola, dos cuidadores, das berçaristas! A escola leva a culpa pelos mordedores e leva a culpa pelos mordidos!!!! Entao……. Mamaes…… e Papais!!! Contratem uma Baba para que fique com seus bebes em casa! Garanto que nao vao ser mordidos, nao vao se machucar, nao vao pegar doenças……….. Mas………. Tambem vao ser antisociais, egocentricos, desafiadores, manipulares e muito mais!!!! Os filhos de hoje nao podem se machucar, nao podem se frustrar, todos tem que achà-los lindos e maravilhosos! Ninguem pode dizer NAO para essa geraçao de bebes mimados e com pais ignorantes e com a mesma conversa ” sou mae de primeira viagem”. Por favor ….Eduçao começa em casa!!!!!! Se o seu bebe morde, é porque VOCES pais reforçam esse comportamento. E você , que tem o filho mordido, pare de culpar a escola, os amiguinhos pois ele é tao super protegido por vc , que é incapaz de se defender. Leiam mais e parem de culpar os outros!!!! Lembrem-se quem esta mordendo teu filho TAMBEM É UM BEBE…… Seja de 10 meses, seja de 2 aninhos!!!!

    • Patricia

      3 de junho de 2016 at 11:34

      Você fala isso porque não foi seu filho que perdeu um pedaço de uma orelha.

    • França

      21 de agosto de 2016 at 0:51

      Ta realmente certo, Eu amo o que faço mas to cansada de reclamações mas ninguém se coloca no lugar do profissional, colocam na Creche porque não tem ninguém pra cuidar ou pq não suportam seus filhos o que já é uma realidade, e o profissional tem que superar e dar educação a 27 crianças ao mesmo tempo! Bom cada um deve rever seus conceitos e acreditar no nosso trabalho não é falta de cuidado acontece é vai continuar pq não é só falar q eles entendem mas é fase de desenvolvimento….

  34. Brenda

    22 de junho de 2016 at 21:03

    Minha filha foi alvo de mordidas. Ela tem um colega que só no primeiro dia de aula mordeu 11 crianças. E, dali em diante ainda ocorreram mais algumas mordidas. Minha filha tem 3 anos e 10 meses e sempre me falou que “fulano mordeu tal coleguinha”, mas dizia que ele so precisava que o Papai do Ceu cuidasse dele pra que ele parasse de fazer isso. A´te que certo dia ela chegou com o buço arranhado, onde esse mesmo colega que o fez. Pessoal da escola me chamou e comunicou o ocorrido. Entendi, pois já esperava que pudesse acontecer. Passado um pouco mais de mês repetiu-se o ocorrido, mas desa vez na mão. Novamente repetiu-se todo o cronograma. Mas hoje ela me chega com a boca enorme de inchada, porque a criatura a mordeu. Do nada, sem briga. Só chegou, a abraçou e mordeu. Ela sendo uma das mais novas da classe, ele tem em torno de 4 anos. Pelo que pesquisei, nessa fase já não é tão normal tal hábito. Estou ainda pensando em que atitude tomar, mas ja adiantei uma reunião com a secretária de educação por ser ela responsável da permanência da criança na escola sem um tratamento adequado para a socialização da mesma, visto que é rotineiro esse comportamento.

  35. ander

    8 de julho de 2016 at 17:54

    soube do caso que a mãe ficou sabendo que o filho mordeu o coleguinha na escolinha
    e deixou 1 bilhetinho de desculpas sendo que :
    se ele fosse politico e roubasse o país,
    talvez a mãe escrevesse um bilhete assim:
    Cidadãozinho! Desculpe pela roubinho. Mamãe já me explicou que isso não se faz. Eu ainda não entendo, mas ela vai continuar explicando”, isto porque “De nada adianta a gente ver os bons exemplos e não segui-los, né? Ele ainda não entende, mas vai crescer nesse meio”.
    e depois poderia dizer : não faça mais isso não,não senão vai apanhar:
    não faça gazeta na sessao da camara!
    não faça corrupção nem roubo!
    não adultere o painel de votação!
    não faça licitação fraudulenta!
    não faça propinoduto!
    ai,ai,ai,ai!
    senão mamãe bate…

  36. Viviane Dantas

    9 de setembro de 2016 at 15:32

    Boa tarde! Coloquei o meu filho na escola faz 1 mês e hj ele mordeu o coleguinha no braço e a criança revidou mordendo na bochecha, fiquei sem palavras quando fui notificada, pedir desculpa eu sei q é mto pouco, converso mto com ele e ja coloquei d castigo mas nao adianta e para a minha tristeza ele fez na escola. O que fazer? Tirar ele da escola? Meu filho tem 2 anos e 5 meses.

  37. Jamy Sales

    14 de setembro de 2016 at 21:35

    Olá Bianca! Parabéns pelo post e pelo adendo dizendo que ” Com este texto não tive o objetivo de colocar que tudo é aceitável”. Entendo agora o porque da minha filha mais velha nunca ter chegado em casa com marcas de mordidas e o motivo pelo qual a minha filha mais nova é mordida eventualmente. A mais velha começou na creche depois da fase da oralidade e a mais nova entrou na creche acho que durante o clímax de tal fase. Antes de ler seu texto achava que as educadoras ficavam caçando pokemon na hora do intervalo e não observavam as crianças com o devido cuidado. Agradeço mais uma vez por este post esclarecedor que me ajudou a entender e como se portar durante esta etapa da minha filha mais nova!

  38. Lidia

    10 de dezembro de 2016 at 15:03

    Tenho gêmeos de 11 meses. Um morde o outro agora, mais tenho um deles q qualquer vacilo ele tá mordendo todo mundo.

  39. Jaqueline Carvalho

    8 de março de 2017 at 11:23

    Bom dia ! Post muito bom! Meu filho 1 ano e 8 meses foi alvo por 3x de um coleguinha menor. Da primeira vez entendi, da segunda engoli, mas da terceira não deixei passar.
    Vi um comentário aqui de alguém dizendo que não devemos culpar a escola. Entendo que são sentimentos misturados.. Meu filho foi mordido, mas não o ensinei a revidar, não por ser protegido, mimado, mas pq não acho certo incentivar agressividade, e de fato não sabe se defender dessa forma pois não é a educação e amor que dou em casa. Coloco sim a instituição em questão pois da terceira vez meu filho estava dormindo e o amiguinho provavelmente foi o acordar. Aí pergunto, sozinhos na sala? Como não viram? pois foi o que alegaram. Não chorou? impossível pela marca no rosto. Então, de fato, antes de julgarmos devemos saber que cada caso é um caso, nunca será igual e sempre haverá essa fase. Passar com calma e reajustes. Tudo passa, e logo passará! Mas me senti muito mal, pois deixo ele na creche super bem e quando retorno para buscar maior marcão no rosto. Deve ser tbm avaliado o que tem acontecido com o amiguinho mordedor, todas as nossas ações se refletem em nossos filhos.

  40. Rozangela

    14 de abril de 2017 at 16:14

    Oi pessoal minha filha tem 1 ano,a 2 meses deixo ela no berçario, e já foi arranhada no rosto e mordida por 2 dias seguidos, fiquei arrasada, falei com as dondas do berçarcario, elas me dis seram que isso acontece. Blza contece,mas não é isso que quero ouvir, eu queria que elas tivessem mais cuidado na hora de dar essa notícia trágica que arrasa com o coração de qualquer país, elas disseram que foi por causa de um brinquedo outro foi sem motivo, simplesmente a educadora disse que virou as costas e a outra abocanhou a minha filha. EU estou arrasada com essa situação.

    • Lorena

      19 de abril de 2017 at 18:01

      Meu filho era mordido todo dia. Um dia voltou com uma mordida feia no rosto. Falei que ia fazer um BO contra a escola e contra os pais da criança. NUNCA mais voltou mordido!!
      Fiquem espertas mamaes as vezes é preciso tomar uma atitude mais drástica.

  41. DAINE BRAGA

    9 de maio de 2017 at 13:04

    Boa tarde! Tenho um filho de 2 anos e ele morde as crianças na creche não sei mais oque fazer pois recebo reclamações constantemente, na minha casa só mora eu meu esposo e ele. E UM MENINO super inteligente oque n orienta a fazer procurar uma psicóloga? Obrigada

  42. Giulia

    19 de maio de 2017 at 13:20

    Tudo tem seu limite! Há 10 anos trabalho com educação infantil. Sempre tive muita cautela com mordidas! Mas dessa vez me desesperei mesmo foi horrível! uma criança muito agressiva arrancou um pedaço da boca do outro, justamente na hora da contação da história! Conversamos com os pais e nada adianta! Professor não é babá o tempo todo! Tem que dar aula também! Pais também cobram isso e muito! Professor não é para toda hora intervendo mordida! Os pais servem justamente para educar filhos! Concordo que há casos de negligência mesmo! Mas nesse caso não! A diretora não vai acabar com sua escola por causa de uma criança! Não adianta a melhor equipe do mundo em uma escola se pai joga filho na escola como se fosse depósito! Quero ver uma pessoa no lugar de diretor, ver sua escola acabar por causa de uma criança que todos ja sabem seu histórico de agressividade! Se reflete por ver algo em sua casa, não adianta a escola fazer apena sua parte! Pai nenhum gosta de ver seu filho machucado! Depois desse show de horror! esse será meu último ano. Pior ainda são as hipocrisias que escutamos que no meu caso não aceito! Pois é muito difícil isso acontecer comigo! Por que tiro de perto mesmo! Quem vai levar carão e mijada sou eu!

  43. taveira58

    3 de junho de 2017 at 20:22

    Eu busquei este texto, pois “urrei com a orientadora” pedagógica do meu neto. Num prazo de 1 mês , meu neto foi mordido, de forma que os hematomas ficaram por dias. Nos 2 últimos casos num intervalo de 2 dias. Talvez ela já tivesse lido tua explicação ou algo parecido pois me disse as mesmas coisas. Também retrucou que “não se trata de agressão” pois foi praticado por crianças (classe que completa 3 anos em 2017). Pode não ser agressão! mas meu neto foi atingido, sentiu dor , por ato praticado por crianças diferentes num prazo curtíssimo! Devo ficar passivo numa situação dessas? Na minha opinião meu neto pode estar precisando de ajuda…Tem medo de ir para a escolinha, por mais que eu explique o que teu perfeito texto me mostrou. Pelo lado psicológico eu não tenho nenhum sentimento rancoroso pelas crianças mordedoras. ..Pelo lado do Direito, responsabilizo sim às pessoas adultas à quem confio uma criança que é muito machucada.
    Então. ..o que faço?

  44. Sandra

    25 de abril de 2018 at 9:13

    MUito bonitinho …. As deveria sobretudo esclarecer as propietárias do negócio que seu estabelecimento ao se dispor a cuidar de crianças nesta faixa etária e em qualqeroutra que é de sua responsabilidade a integridade física do menor,aindaquecom todos os cuidados “pedagógicos” aqui expostos, sendo estapassíve de ser julgada condenada ao pagamento de indenizações por danos físicos e morais ao menor. O que foi feito aqui foi passar água com açúcar num caso tão grave. Pois quem não tem competência, não se estabeleça como tal e procure outro meio de ganhar dinheiro.

  45. vanessa

    16 de maio de 2018 at 9:42

    Bom dia,
    Estou passando por isso, um coleguinha esta mordendo toda a turma, hoje mesmo fui a escola conversar com a diretora pois já é a segunda vez que meu filho chega mordido, a primeira conservei com a educadora, já na segunda fui na diretora para pedir mais detalhes e me disseram que não foi só meu filho e que depois da relação de ontem da criança eles chamaram os pais e vão ficar de olho.
    Minha preocupação é se tiver a 3º, é difícil de um dia pro outro eles mudarem a agressividade que a criança deve estar trazendo de casa ???

  46. Sheila

    4 de julho de 2018 at 15:45

    Minha filha tem 3 anos, semana passada um coleguinha da creche, mordeu ela na parte superior da bochecha pegando os olhos… Fiquei extremamente chateada e com a situação, uma coisa é seu filho chegar em casa com mordida no braço ou em outra parte do corpo, e outra é ver seu filho com o rosto inchado e sangrando por uma mordida do coleguinha… Minha atitude foi conversar com a professora e a diretora da escola e depois os pais da criança… Quando eu a coloquei na creche eu sabia que isso poderia acontecer, mas não é fácil achar normal quando o filho é seu e tbm quando isso realmente acontece da forma que aconteceu com a minha filha!

  47. Leda

    31 de julho de 2018 at 21:57

    Quando ocorre a mordida há alguma pomada que possamos passar no local?

  48. Istefani

    28 de maio de 2019 at 21:14

    Quando seu filho vem todos os dias da creche machucado, uma com mordida, no outro a cara toda arranhada, no outro marcas de belisco . todos os dias ele vem com algum hematomas. E nenhuma bilhetinho no caderno e quando pergunto para as professoras elas fala que brigaram por causa de brinquedos , no outro dia fala que o coleguinha taco o brinquedo no rosto dele. E as mordidas na costa dele. O que devo fazer ?

Deixe um comentário