Mamãe na rede
Home Fala Mamãe Alimentação Lançamento – Não contém leite: o livro de receitas do APLV

Cada vez mais comuns, infelizmente, as intolerâncias e restrições alimentares causam muitas preocupações, principalmente, quando pensamos nas ocorrências com bebês e crianças. Eu mesma, muitas vezes, acompanhei a saga de amigas mães que tinham/têm de adaptar lanches de escola, festinhas de aniversário e precisam montar todo um arsenal de proteção para que determinados alimentos não chegassem aos filhos.

Ainda bem que o assunto está mais difundido e temos um belo exemplo de mobilização: o movimento Põe no Rótulo, que conseguiu, em 2 anos, com muita articulação, a regulamentação da rotulagem de alergênicos em bebidas e alimentos embalados na ausência do consumidor.

Neste contexto, tem mais um material disponível: o livro Não contém leite: o livro de receitas do APLV. A obra reúne cerca de 40 receitas, entre entradas, pratos principais e sobremesas. Todas sem lácteos e sem glúten.

Imagem/Divulgação

Sobre o livro

Item presente em muitas receitas, o leite de vaca tem causado alergia com mais frequência. Como a solução é a retirada do item da dieta, é necessário ter opções para substituição nas receitas, por isto, vários tipos de preparos de leites vegetais são ensinados no livro: o de Arroz, amêndoas, castanhas, coco, aveia e inhame, além de requeijão de palmito e creme de leite de castanha de caju.

A seção Doces e Sobremesas apresenta receitas da chef Inaiá Sant’Ana, da Quitutices. Entre elas, o brownie de chocolate, bolo de limão siciliano, cookie de três sabores diferentes (chocolate, baunilha e laranja), pudim de ‘leite’, brigadeiro de leite de castanhas e mousse de chocolate, com ou sem ovo.

Foto: Pedro Santos

Há, ainda, sugestões de entradas, com opções como pastas, caponata e ceviche. Preparos de carnes vermelhas e brancas, com criações que contam com a colaboração do personal chef Paulo de Tarso. Há também receitas para lanches.

Lançamento

O lançamento oficial será neste sábado (28 de outubro), às 14h, na Quitutices (216 Sul). Publicado pela editora Senac, ele estará disponível para venda a R$ 84,90 a unidade. Produtos da Quitutices, em especial alguns mencionados no livro, estarão com preços especiais. O evento será aberto ao público. O livro já está disponível nas livrarias de todo o país.

 

 

Posts Similares

Deixe um comentário