Estímulos musicais na primeira infância

Estímulos musicais na primeira infância

Entrevistamos a professora de música Débora Munhoz Barboni, que nos falou um pouco sobre a importância dos estímulos musicais na primeira infância. Veja que legal! Meu bebê faz musicalização desde os 4 meses e adora. Além de ter se desenvolvido bastante, interagindo com instrumentos, cantigas e “participando” das bandinhas com os coleguinhas!

  1. Débora, sabemos que a música interessa a todos, inclusive aos bebês. Quais os benefícios dos estímulos musicais na primeira infância?

Pesquisas e estudos científicos nos mostram que crianças que crescem em ambientes ricos em estímulos de qualidade levam o cérebro a se desenvolver mais rapidamente. Hoje sabemos que atividades estimulantes podem produzir mudanças na estrutura cerebral, principalmente nos primeiros 6 anos de vida. A música interessa a criança desde bem pequena, por isso deve ser utilizada para estimulá-la. Mas para que o bebê usufrua dos benefícios, é necessário que ele vivencie brincadeiras específicas à faixa etária, além de um espaço seguro e arejado, material sonoro rico e, ao mesmo tempo, próprio para ser manipulado.

  1. Como são as aulas de música para crianças na primeira infância (0 a 5 anos)?

As aulas para esta faixa etária são chamadas de musicalização infantil e podem ser iniciadas a partir dos 8 meses de idade, quando a criança já senta sem apoio e deve ser acompanhada por um familiar. As crianças são estimuladas por atividades variadas envolvendo sons, canções, histórias, danças, brincadeiras de roda, de mãos, tocando e explorando instrumentos musicais, em um espaço de sensibilização, onde ela poderá construir seu próprio conhecimento e vivenciar os elementos musicais, através de práticas e reflexões musicais. As aulas geralmente duram de 30-45 minutos e os pais podem participar, o que é maravilhoso, pois as brincadeiras das aulas poderão ser repetidas e praticadas em casa, contribuindo muito para o desenvolvimento da criança, além de aumentar o vínculo afetivo entre pais e filhos.

  1. Como a música pode ajudar no desenvolvimento da oralidade (fala) nas crianças?

A música é uma das ferramentas mais poderosas para desenvolver a fala, pois existem músicas para todas as faixas etárias e para trabalhar qualquer conteúdo. As crianças geralmente sentem muito prazer com a música, seja cantando, falando, dançando ou tocando instrumentos musicais. Através das canções, a criança melhora a pronúncia e sua percepção auditiva, tanto para escutar, como para diferenciar sons, o que auxiliará o desenvolvimento da oralidade.

Foto: Internet | Gymbobuzz
Foto: Internet | Gymbobuzz
  1. Sabemos que técnicas de musicoterapia são muito utilizadas em crianças autistas. Como são estas aulas?

Nas aulas de música para autistas, as atividades são diversificadas, com metas bem definidas. Os exercícios são lúdicos, com diversos objetivos como socializar a criança (através de brincadeiras de roda, brincadeiras em dupla onde o contato visual é estimulado e valorizado), desenvolver sua psicomotricidade (através de jogos psicomotores, pedagógicos, canções utilizando sons do corpo, manuseando instrumentos musicais), a linguagem (através de jogos cênicos, contação e organização de histórias cantadas com figuras associadas, jogos de tabuleiro), dentre outros. Brincando, a criança associa gestos e movimentos a conceitos musicais mais abstratos, aprende regras sociais, aumenta sua expressividade e descobre o mundo de forma agradável. Além disso, descobrimos através das brincadeiras os interesses e necessidades individuais da criança, que é de suma importância pois através destas descobertas as pessoas que interagem com o autista poderá utilizar estes interesses como temas para desenvolver conteúdos específicos.

  1. Quais os benefícios da música a longo prazo para o ser humano?

Quem vivencia música desde pequeno, por meio de experiências de qualidade, torna-se um adulto mais seletivo, com maior discernimento para escolher seu repertório musical e isso é muito importante porque cada música faz parte de uma cultura que pode influenciar no comportamento e na vida das pessoas. Além disso, poderá utilizar essa linguagem de forma saudável para descarregar o stress do dia-a-dia. A neurociência traz estudos comprovados sobre o poder da música no desenvolvimento integral da criança. A música faz bem para qualquer idade, então, é bom que comecemos desde cedo, brincando e aprendendo, contribuindo assim para que a criança, além de desenvolver-se globalmente, tenha uma vida mais plena e feliz.

Prof. Débora Munhoz Barboni – professora, possui formação em Música e Arte e pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Infantil. É professora de música no Colégio Visconde de Porto Seguro. Ela também é mãe da Ana Beatriz, de 6 anos, e dá aula de música para ela, desde os 9 meses de idade.

dbarboni1@hotmail.com

Andrea Lopes

Jornalista, especializada em comunicação digital. Mãe do Miguel, nascido em janeiro de 2013 e do Rafael, nascido em outubro de 2014. Apaixonada pelo mundo materno-infantil.

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