Dica de Livro: Adélia Sonhadora

Dica de Livro: Adélia Sonhadora

Nesta terça-feira, 12, participei do I Fórum Empreendedoras, em São Paulo. O evento incentiva o empreendedorismo feminino. No evento, tive o prazer de me deparar com uma senhora, a designer Wanda Gomes. Ela estava em um estande apresentando o livro: Adélia Sonhadora.

Imagem da capa.
Imagem da capa.

O livro é o terceiro título de uma coleção para crianças e o mais interessante dele é que é totalmente inclusivo. O texto é de Lia Zatz e as ilustrações são de Luise Weiss. É impossível não se encantar com o livro. Ele vem com adaptação em braile (e um tipo de braile que não fura o papel). A cada personagem que entra na história da menina sonhadora, uma imagem em alto relevo é acrescentada ao rodapé da página. Como a ideia do projeto é trabalhar três aspectos da percepção humana (visual, tátil e olfativa), cada leitura se torna uma experiência única.

Detalhes do livro: nuvem e chapéu com texturas, panela de brigadeiro com cheiro e personagens em alto relevo.
Detalhes do livro: nuvem e chapéu com texturas, panela de brigadeiro com cheiro e personagens em alto relevo.

Algumas ilustrações têm cheiro (uma panelinha de brigadeiro, imagine que cheirinho gostoso!) e outras têm texturas variadas. Fui testar com meu bebê e ele amou! Ele prestava atenção ao que eu lia e depois eu colocava a mãozinha dele nas ilustrações para que ele pudesse experimentar.

O fato de ser inclusivo me chama muito a atenção. Ainda temos poucos materiais onde é possível ver o cuidado e o carinho para com as crianças portadoras de necessidades especiais.

“O livro pode ser lido por todos, crianças e adultos, inclusive com deficiência visual. Os estímulos sensoriais táteis e olfativos são divertidos e instigantes para todos e é importante lembrar que, embora a construção do imaginário possa se dar por outros caminhos, as crianças com deficiência visual se valem igualmente de exercícios imaginativos para um desenvolvimento intelectual e emocional pleno. ” – Wanda Gomes, designer.

No Brasil, segundo a OMS, estima-se que há quatro milhões de pessoas com algum tipo de deficiência visual e 1,2 milhão são cegas.
Vale a pena conferir!
Fonte de pesquisa: Adélia Sonhadora 

 

Andrea Lopes

Jornalista, especializada em comunicação digital. Mãe do Miguel, nascido em janeiro de 2013 e do Rafael, nascido em outubro de 2014. Apaixonada pelo mundo materno-infantil.

1 comentário, comentários

Deixe um comentário
  1. Erúzia Faluba

    23 de novembro de 2013 at 3:31

    Huuummmm…. deve ser muito bom ler e poder sentir, utilizando vários de nossos sentidos, esse livro que parece ser delicioso de se ler! Só falta acrescentar os estímulos para o paladar!!! Já pensaram poder sentir não só o cheiro, mas o gostinho de brigadeiro? Meu doce preferido!!!!!!
    Muito boa indicação de leitura!!!
    Vou procurar para comprar e depois deixo aqui a minha opinião! Além de mamãe de 2 filhos, sou professora da educação infantil. Já estou imaginando a carinha deles!!! Eu adooooro esse tipo de leitura! Imaginem uma criança, que só consegue “ver com as mãos”?

Deixe um comentário